quinta-feira, 28 de julho de 2022

IFLA-UNESCO Biblioteca Pública Manifesto 2022

A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Eles só serão alcançados através da capacidade de cidadãos bem informados exercerem seus direitos democráticos e desempenharem um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem da educação satisfatória e do acesso livre e ilimitado ao conhecimento, pensamento, cultura e informação.

A biblioteca pública, porta de entrada local para o conhecimento, fornece uma condição básica para a aprendizagem ao longo da vida, tomada de decisão independente e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais. Ele sustenta sociedades do conhecimento saudáveis, fornecendo acesso e permitindo a criação e compartilhamento de conhecimento de todos os tipos, incluindo conhecimento científico e local, sem barreiras comerciais, tecnológicas ou legais.

Em todas as nações, mas especialmente no mundo em desenvolvimento, as bibliotecas ajudam a garantir que os direitos à educação e à participação nas sociedades do conhecimento e na vida cultural da comunidade sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas.

Este Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura, inclusão e informação, como um agente essencial para o desenvolvimento sustentável e para a realização individual da paz e do bem-estar espiritual através das mentes de todos os indivíduos.

A UNESCO, portanto, incentiva os governos nacionais e locais a apoiar e se engajar ativamente no desenvolvimento de bibliotecas públicas.

 

A Biblioteca Pública

A biblioteca pública é o centro local de informação, disponibilizando todo tipo de conhecimento e informação aos seus usuários.

É um componente essencial das sociedades do conhecimento, adaptando-se continuamente a novos meios de comunicação para cumprir seu mandato de fornecer acesso universal e permitir o uso significativo da informação para todas as pessoas. Oferece espaço de acesso público para a produção de conhecimento, compartilhamento e troca de informações e cultura, e promoção do engajamento cívico.

As bibliotecas são criadoras de comunidade, alcançando proativamente novos públicos e utilizando a escuta efetiva para apoiar o desenho de serviços que atendam às necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida. O público tem confiança em sua biblioteca e, em troca, é ambição da biblioteca pública manter proativamente sua comunidade informada e consciente.

Os serviços da biblioteca pública são prestados com base na igualdade de acesso para todos, independentemente de idade, etnia, sexo, religião, nacionalidade, idioma, condição social e qualquer outra característica. Serviços e materiais específicos devem ser fornecidos para aqueles usuários que não podem, por qualquer motivo, usar os serviços regulares e materiais, por exemplo, minorias linguísticas, pessoas com deficiência, fracas competências digitais ou informáticas, fracas capacidades de literacia ou pessoas em hospitais ou prisões.

Todas as faixas etárias devem encontrar material relevante para suas necessidades. As coleções e serviços devem incluir todos os tipos de mídia apropriada e tecnologias modernas, bem como materiais tradicionais. Alta qualidade, relevância para o local necessidades e condições, e que reflitam a diversidade linguística e cultural da comunidade são fundamentais.

O material deve refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, bem como a memória do esforço e da imaginação humana.

As coleções e serviços não devem estar sujeitos a nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa, nem a pressões comerciais.

 

Missões da Biblioteca Pública

As seguintes missões-chave relacionadas à informação, alfabetização, educação, inclusão, participação cívica e cultura devem estar no centro dos serviços das bibliotecas públicas. Por meio dessas missões-chave, as bibliotecas públicas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a construção de sociedades mais equitativas, humanas e sustentáveis.

ü  Proporcionar o acesso a uma ampla gama de informações e ideias livres de censura, apoiando a educação formal e informal em todos os níveis, bem como a aprendizagem ao longo da vida permitindo a busca contínua, voluntária e auto-conduzida do conhecimento para as pessoas em todas as fases da vida;

ü  proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal e estimular a imaginação, criatividade, curiosidade e empatia;

ü  criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde o nascimento até a idade adulta;

ü  iniciar, apoiar e participar de atividades e programas de alfabetização para desenvolver habilidades de leitura e escrita e facilitar o desenvolvimento de habilidades de alfabetização midiática e informacional e alfabetização digital para todas as pessoas em todas as idades, no espírito de equipar uma sociedade informada e democrática;

ü  fornecer serviços às suas comunidades pessoalmente e remotamente por meio de tecnologias digitais permitir o acesso a informações, coleções e programas sempre que possível;

ü  garantir o acesso de todas as pessoas a todo o tipo de informação comunitária e oportunidades de organização comunitária, em reconhecimento do papel da biblioteca no centro do tecido social;

ü  proporcionar às suas comunidades acesso ao conhecimento científico, como resultados de pesquisas e informações de saúde que podem impactar a vida de seus usuários, além de possibilitar a participação em eventos científicos progresso;

ü  prestação de serviços de informação adequados a empresas, associações e grupos de interesse locais;

ü  preservação e acesso a dados, conhecimento e patrimônio local e indígena (incluindo tradição), proporcionando um ambiente em que a comunidade local possa ter um papel ativo na identificação de materiais a serem capturados, preservados e compartilhados, de acordo com os desejos da comunidade;

ü  fomentar o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural;

ü  promover a preservação e o acesso significativo às expressões culturais e ao patrimônio, a valorização das artes, o acesso aberto ao conhecimento científico, à pesquisa e às inovações, expressas na mídia tradicional, bem como ao material digitalizado e nato digital.

 

Financiamento, legislação e redes

O acesso ao edifício e aos serviços da biblioteca pública é, em princípio, gratuito. A biblioteca pública é da responsabilidade das autoridades locais e nacionais. Deve ser amparado por legislação específica e atualizada, alinhada aos tratados e acordos internacionais.

Deve ser financiado pelos governos nacionais e locais. Deve ser um componente essencial de qualquer estratégia de longo prazo para cultura, fornecimento de informação, alfabetização e educação.

Na era digital, a legislação de direitos autorais e propriedade intelectual deve garantir às bibliotecas públicas a mesma capacidade de adquirir e dar acesso a conteúdo digital em termos razoáveis como é o caso dos recursos físicos.

Para garantir a coordenação e cooperação nacional de bibliotecas, a legislação e os planos estratégicos também devem definir e promover uma rede nacional de bibliotecas com base em padrões de serviço acordados.

A rede de bibliotecas públicas deve ser projetada em relação às bibliotecas nacionais, regionais, de pesquisa e especiais, bem como às bibliotecas das escolas, faculdades e universidades.

Operação e gerenciamento

Uma política clara deve ser formulada, definindo objetivos, prioridades e serviços em relação às necessidades da comunidade local. A importância do conhecimento local e da participação da comunidade é valiosa para este processo, e as comunidades locais devem ser incluídas na tomada de decisões.

A biblioteca pública deve ser organizada de forma eficaz e os padrões profissionais de operação devem ser mantidos.

Os serviços devem ser acessíveis física ou digitalmente a todos os membros da comunidade. Isso requer prédios de biblioteca bem situados e equipados, boas instalações de leitura e estudo, bem como tecnologias relevantes e horários de funcionamento suficientes e convenientes para os usuários. Implica igualmente serviços de proximidade para aqueles que não podem visitar a biblioteca.

Os serviços da biblioteca devem ser adaptados às diferentes necessidades das comunidades em áreas rurais e urbanas, bem como às necessidades de grupos marginalizados, usuários com necessidades especiais, usuários multilíngues e povos indígenas dentro da comunidade.

O bibliotecário é um intermediário ativo entre usuários e recursos, tanto digitais quanto tradicionais. Recursos humanos e materiais suficientes, bem como a formação profissional e continuada do bibliotecário, para enfrentar os desafios do presente e do futuro, são imprescindíveis para garantir serviços adequados. Deve ser realizada a consulta da liderança com os profissionais da biblioteca quanto à definição quantitativa e qualitativa de recursos suficientes.

Programas de extensão e educação do usuário devem ser fornecidos para ajudar os usuários a se beneficiarem de todos os recursos.

A pesquisa em andamento deve se concentrar na avaliação do impacto da biblioteca e na coleta de dados, a fim de demonstrar o benefício social das bibliotecas para os formuladores de políticas. Os dados estatísticos devem ser coletados a longo prazo, pois os benefícios das bibliotecas na sociedade são frequentemente vistos nas gerações subsequentes.

 

Parcerias

O estabelecimento de parcerias é essencial para que as bibliotecas alcancem um público mais amplo e diversificado. A cooperação com parceiros relevantes - por exemplo, grupos de usuários, escolas, organizações não governamentais, associações de bibliotecas, empresas e outros profissionais em nível local, regional, nacional e internacional - deve ser assegurada.

 

Implementação do Manifesto

Os tomadores de decisão nos níveis nacional e local e a comunidade bibliotecária em geral, em todo o mundo, são instados a implementar os princípios expressos neste Manifesto.

 

18 de julho de 2022

 

Fonte: KRASS, Ulrike et al. The IFLA-UNESCO Public Library Manifesto 2022. [s.l], International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), 27. Jul. 2022. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/123456789/2006. Acesso em: 28 jul. 2022.


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