quinta-feira, 28 de julho de 2022

2022 Inovadores Internacionais

Citações Presidenciais da ALA homenageiam bibliotecas globais com visão de futuro

Estudantes de universidades de vários países participam de tutoriais de caligrafia na City University of Hong Kong e aprendem a analisar textos históricos do leste asiático. 
 
Duas bibliotecas receberam este ano a Menção Presidencial da American Library Association (ALA) para Projetos Inovadores de Bibliotecas Internacionais. As inscrições vencedoras incluem um programa que ensina alfabetização informacional por meio de caligrafia e um centro comunitário que está criando um novo modelo de governança de bibliotecas.
As citações começaram como uma iniciativa da presidente da ALA de 2007–2008, Loriene Roy. Apresentados pela Mesa Redonda de Relações Internacionais, os prêmios reconhecem serviços e projetos exemplares que chamam a atenção para as bibliotecas criando mudanças positivas, demonstrando sustentabilidade e fornecendo um modelo a ser seguido.
 
 
Os vencedores deste ano são a Biblioteca Run Run Shaw da City University of Hong Kong (CityU, foto acima) e La Bulle, uma biblioteca e espaço comunitário em Annemasse, França.
 
A Bolha | Annemasse, França
Apoiado pelo município de Annemasse, um subúrbio de Genebra no lado francês da fronteira com a Suíça, La Bulle (que significa bolha em francês) foi concebido como um terceiro lugar cultural para a comunidade, abrangendo uma biblioteca, brinquedoteca e espaço. O centro, desenvolvido ao longo de cinco anos com a participação da comunidade, é governado de forma colaborativa por três grupos: cidadãos locais, um comitê de representantes eleitos (incluindo conselheiros locais que lidam com cultura e esportes, serviços para jovens, política urbana, participação cívica e serviços digitais), e uma equipe profissional composta por curadores e funcionários, incluindo bibliotecários. Juntos, esses grupos votam nas principais decisões e projetam serviços para uma comunidade que está se tornando cada vez mais jovem e diversificada.
 
Cinco anos de planejamento e contribuições da comunidade foram necessários para o desenvolvimento do La Bulle, que inclui uma biblioteca, brinquedoteca e espaço comunitário.
 
Conexões de Caligrafia | Run Run Shaw Library na City University of Hong Kong
Nos anos desde que CityU lançou um grande banco de dados online de textos históricos chineses em 2012, os bibliotecários encontraram baixos níveis de interação com materiais físicos. O projeto Calligraphy Connections, em andamento desde 2014, alavanca o interesse dos alunos pela caligrafia como meio de comunicação e uma forma de expressão criativa para impulsionar o envolvimento com textos históricos subvalorizados do Leste Asiático. Na primeira fase do projeto, estudantes de universidades de vários países participam de tutoriais semanais tanto na criação de caligrafia quanto na análise de textos históricos ao longo de um semestre. Na segunda, os alunos participam de oficinas e seminários com universidades de outros países, e seus trabalhos são recolhidos para uma exposição itinerante.
 
Fonte: americanlibrariesmagazine
Referência:
PREÇO, Sallyann. 2022 International Innovators: ALA Presidential Citations honor forward-thinking global libraries. American Libraries Magazine – [American Library Associatio], Chicago, EUA, 20 jul. 2022. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/2022/07/20/2022-international-innovators/. Acesso em: 28 jul. 2022.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...