quinta-feira, 19 de março de 2020

Bibliotecas e preparação para pandemia


Abordar a COVID-19 com fatos e divulgação

Por Lara Ewen | 5 de março de 2020
Imagem: Novo coronovírus-19. Centros de Controle e Prevenção de Doenças


Ocoronavírus conhecido como COVID-19 começou a se espalhar por todo o mundo em dezembro de 2019 e agora foi detectado em 18 estados nos EUA (no momento). Sua rápida proliferação e o prolongado cronograma necessário para desenvolver uma vacina levaram a preocupações e perguntas do público, que os bibliotecários de todo o país estão trabalhando para resolver.

"Estamos realmente sendo proativos", diz Lisa G. Rosenblum, diretora executiva do Sistema de Bibliotecas de King County (Washington) (KCLS), que tem 50 filiais espalhadas por 2.300 milhas quadradas e inclui 18 distritos escolares. Washington registrou 39 casos e 10 mortes até 5 de março, com uma recuperação, por isso educar o público e aliviar os medos tem sido crítico.
"Somos guardiões da informação, então isso nos atinge em um nível pessoal", diz Rosenblum. “Estamos criando uma página da web que fornece fatos sobre o vírus. E se algo aparecer em nossas redes sociais, direcionaremos as pessoas para o nosso site ”, que também inclui links para recursos de saúde locais e municipais.
Em Arlington Heights, Illinois, que viu dois dos quatro casos diagnosticados no estado, Mary Hastings, diretora de comunicações e marketing da Biblioteca Memorial de Arlington Heights (AHML), conta, em parte, com um plano de resposta a três níveis de pandemia que foi atualizado recentemente . “Embora o CDC [Centros de Controle e Prevenção de Doenças] ainda não tenha definido o COVID-19 como uma pandemia, estamos pegando pistas disso a serem preparadas”, diz Hastings, cuja biblioteca inclui uma biblioteca principal, uma sala de leitura do centro sênior e um bookmobile. A AHML também está realizando verificações de serviços comunitários em centros sênior locais e sites de assistência médica e atualizando seus recursos on-line. “ Nosso site [possui] fontes confiáveis ​​de informação, como o CDC, o Departamento de Saúde do Condado de [Cook] e o Departamento de Saúde Pública de Illinois”, diz Hastings. A AHML também está usando canais on-line para incentivar medidas simples de prevenção, como lavar as mãos com frequência, ficar em casa quando doente e cobrir tosses e espirros.
A limpeza das filiais e dos hóspedes também é fundamental. "Pedimos aos nossos serviços de zeladoria para fazer um nível mais alto de limpeza em todas as nossas bibliotecas", diz Rosenblum. “Estamos incentivando as pessoas a limpar os teclados e fornecemos toalhetes [e desinfetantes para as mãos]. Também encorajamos fortemente as pessoas que não estão se sentindo bem a não entrar no trabalho. ”
Hastings diz que sua biblioteca também aumentou sua rotina de desinfecção e está colocando novas estações contendo gel, tecidos e luvas para higienização das mãos em toda a biblioteca. A doença do pessoal também está sendo considerada. “Determinamos a quantidade mínima de equipe necessária para o funcionamento de certas operações, e isso faz parte de nosso planejamento de crises”, diz ela, acrescentando: “No momento, estamos considerando como teremos que modificar [nossos doentes política de licença], se necessário. ”
Infelizmente, desinformação também é um problema. Rosenblum diz que teve uma queixa de motivação racial, que ela rapidamente refutou. O site da KCLS diz, em parte: “É importante lembrar que o [COVID-19] não está conectado à raça, etnia ou nacionalidade. O estigma não ajudará a combater a doença. ”
Esse sentimento é ecoado pela Associação Americana de Bibliotecários da China (CALA). O presidente da CALA, Fu Zhuo, disse em um e-mail de 5 de março: “Como todo povo americano, estamos muito preocupados com o perigo do vírus e também nos preocupamos com a perda de preciosas vidas humanas em todos os lugares. Ao monitorar a situação do COVID-19 diariamente, notamos que o fanatismo contra o povo asiático ou chinês está em ascensão . O coronavírus é o inimigo de toda a humanidade. O inimigo não é povo chinês ou asiático. A Associação Americana de Bibliotecários da China é firmemente contra qualquer tipo de preconceito, especialmente neste momento crítico de combate ao COVID-19. ”
Rosenblum diz que combater a desinformação com informações precisas é o objetivo de uma biblioteca. "Às vezes", diz ela, "quando temos essas crises, é uma maneira de lembrar o público sobre o que as bibliotecas sempre fizeram melhor, que é compartilhar informações precisas".
A American Library Association compilou uma página de recursos de preparação para pandemia . Recursos adicionais incluem:
Atualizado em 5 de março para adicionar uma declaração de Fu Zhuo.
Atualização, 9 de março: a partir de 6 de março, o sistema de bibliotecas do condado de King (Washington) cancelou eventos que são frequentados regularmente por 10 ou mais pessoas, até 31 de março, e a Biblioteca Pública de Seattle cancelou todos os programas, eventos, reservas de salas de reuniões, atividades de divulgação e serviços de bookmobile até 31 de março.

LARA EWEN é uma escritora freelancer sediada no Brooklyn, Nova York.


Fonte: EWEN, Lara. Libraries and Pandemic Preparedness: addressing COVID-19 with facts and outreach. American Libraries Magazine, Chicago, EUA, 5 mar. 2020. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/blogs/the-scoop/covid-19-libraries-pandemic-preparedness/. Acesso em: 19 mar. 2020.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...