Abordar a COVID-19 com fatos e divulgação
5 de março de 2020
Imagem: Novo coronovírus-19. Centros de Controle e Prevenção de Doenças
Ocoronavírus conhecido como COVID-19
começou a se espalhar por todo o mundo em dezembro de 2019 e agora foi
detectado em 18 estados nos EUA (no
momento). Sua rápida proliferação e o prolongado cronograma necessário
para desenvolver uma vacina levaram
a preocupações e perguntas do público, que os bibliotecários de todo o país
estão trabalhando para resolver.
"Estamos realmente sendo
proativos", diz Lisa G. Rosenblum, diretora executiva do Sistema de
Bibliotecas de King County (Washington) (KCLS), que tem 50 filiais espalhadas
por 2.300 milhas quadradas e inclui 18 distritos escolares. Washington
registrou 39 casos e 10 mortes até 5 de março, com uma recuperação, por isso
educar o público e aliviar os medos tem sido crítico.
"Somos guardiões da informação,
então isso nos atinge em um nível pessoal", diz Rosenblum. “Estamos
criando uma página da web que fornece fatos sobre o vírus. E se algo aparecer
em nossas redes sociais, direcionaremos as pessoas para o nosso site ”, que
também inclui links para recursos de saúde locais e municipais.
Em Arlington Heights, Illinois, que
viu dois dos quatro casos diagnosticados no estado, Mary Hastings, diretora de
comunicações e marketing da Biblioteca Memorial de Arlington Heights (AHML),
conta, em parte, com um plano de resposta a três níveis de pandemia que foi
atualizado recentemente . “Embora o CDC [Centros de Controle e Prevenção
de Doenças] ainda não tenha definido o COVID-19 como uma pandemia, estamos
pegando pistas disso a serem preparadas”, diz Hastings, cuja biblioteca inclui
uma biblioteca principal, uma sala de leitura do centro sênior e um bookmobile. A
AHML também está realizando verificações de serviços comunitários em centros
sênior locais e sites de assistência médica e atualizando seus recursos
on-line. “ Nosso site [possui]
fontes confiáveis de informação, como o CDC, o Departamento de Saúde do
Condado de [Cook] e o Departamento de Saúde Pública de Illinois”, diz Hastings. A
AHML também está usando canais on-line para incentivar medidas simples de
prevenção, como lavar as mãos com frequência, ficar em casa quando doente e
cobrir tosses e espirros.
A limpeza das filiais e dos hóspedes
também é fundamental. "Pedimos aos nossos serviços de zeladoria para
fazer um nível mais alto de limpeza em todas as nossas bibliotecas", diz
Rosenblum. “Estamos incentivando as pessoas a limpar os teclados e
fornecemos toalhetes [e desinfetantes para as mãos]. Também encorajamos
fortemente as pessoas que não estão se sentindo bem a não entrar no trabalho. ”
Hastings diz que sua biblioteca
também aumentou sua rotina de desinfecção e está colocando novas estações
contendo gel, tecidos e luvas para higienização das mãos em toda a biblioteca. A
doença do pessoal também está sendo considerada. “Determinamos a
quantidade mínima de equipe necessária para o funcionamento de certas
operações, e isso faz parte de nosso planejamento de crises”, diz ela,
acrescentando: “No momento, estamos considerando como teremos que modificar
[nossos doentes política de licença], se necessário. ”
Infelizmente, desinformação também é
um problema. Rosenblum diz que teve uma queixa de motivação racial, que
ela rapidamente refutou. O site da KCLS diz, em parte: “É importante lembrar
que o [COVID-19] não está conectado à raça, etnia ou nacionalidade. O
estigma não ajudará a combater a doença. ”
Esse sentimento é ecoado pela
Associação Americana de Bibliotecários da China (CALA). O presidente da
CALA, Fu Zhuo, disse em um e-mail de 5 de março: “Como todo povo americano,
estamos muito preocupados com o perigo do vírus e também nos preocupamos com a
perda de preciosas vidas humanas em todos os lugares. Ao monitorar a
situação do COVID-19 diariamente, notamos que o fanatismo contra o povo asiático ou
chinês está em ascensão . O coronavírus é o inimigo de
toda a humanidade. O inimigo não é povo chinês ou asiático. A
Associação Americana de Bibliotecários da China é firmemente contra qualquer
tipo de preconceito, especialmente neste momento crítico de combate ao
COVID-19. ”
Rosenblum diz que combater a
desinformação com informações precisas é o objetivo de uma biblioteca. "Às
vezes", diz ela, "quando temos essas crises, é uma maneira de lembrar
o público sobre o que as bibliotecas sempre fizeram melhor, que é compartilhar
informações precisas".
A American Library Association
compilou uma página de recursos de preparação
para pandemia . Recursos adicionais incluem:
- Informações do CDC
- Conexão de Informações para
Parceiros de Emergência do CDC (EPIC)
- Bibliotecas médicas regionais da
Biblioteca Nacional de Medicina
- Recursos
COVID-19 da Rede Nacional de Bibliotecas
de Medicina (NNLM)
- Informações específicas do
coronavírus para bibliotecas públicas, fornecidas pelo
NNLM
Atualizado em 5 de março para adicionar uma declaração de Fu Zhuo.
Atualização, 9 de março: a partir de 6 de março, o sistema de bibliotecas do condado de King
(Washington) cancelou eventos que
são frequentados regularmente por 10 ou mais pessoas, até 31 de março, e a
Biblioteca Pública de Seattle cancelou todos os
programas, eventos, reservas de salas de reuniões, atividades de divulgação e
serviços de bookmobile até 31 de março.
LARA EWEN é uma escritora freelancer sediada
no Brooklyn, Nova York.
Fonte: EWEN, Lara. Libraries
and Pandemic Preparedness: addressing COVID-19 with facts and outreach. American Libraries Magazine, Chicago, EUA, 5 mar. 2020. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/blogs/the-scoop/covid-19-libraries-pandemic-preparedness/. Acesso em: 19
mar. 2020.
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