quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Ninguém Sai Vivo Daqui - Biografia Jim Morrison

 



Trechos do Livro:

 

Jim Morrison quando perguntado por uma revista como ele se preparara para o sucesso ele respondeu que parou de cortar o cabelo.

Aos 14 anos (em 1957) Jim leu "On the Road" de Jack Kerouac, lançado em setembro do mesmo ano.

Em outra ocasião, quando ele e Tandy encontraram um paraplégico em uma cadeira de rodas, Jim começou a se contorcer e a salivar, zombando.

Jim Morrison tinha Qi de 149.

Jim lia tanto quanto, e até mais, do que qualquer outro estudante da classe. No entanto, o que ele lia era tão incomum que eu pedi a outro professor, que costumava frequentar a Biblioteca do Congresso, para verificar se os livros sobre os quais Jim falava realmente existiam. Eu suspeitava que Jim os estava inventando, uma vez que eram livros ingleses sobre demonologia dos séculos XVI e XVII. Eu nunca tinha ouvido falar deles. Mas eles existiam, e eu estou convencido, baseado no artigo que ele escreveu, que Jim os leu e que a Biblioteca do Congresso foi a única fonte de pesquisa.

O irmão perguntou certa vez por que ele pintava "Você não pode ler o tempo todo. Os olhos ficam cansados" Disse Jim.

Jim era capaz de usar a mesma camisa por semanas, até que esta ficasse em péssimo estado. A ponto de um professor perguntar, um dia, se ele precisava de ajuda financeira. Uma vez Clara deu a Jim cinco dólares para que ele comprasse uma camisa nova, então ele comprou uma por 25 centavos na loja do Exército da Salvação e gastou o resto em livros.

Não compareceu a sua formatura do ensino médio. O diploma foi enviado pelo correio após seu nome ter sido chamado na cerimônia e ninguém comparecer para recebê-lo.

Certa vez se cortou seriamente, bêbado, e foi tão agressivo com o médico no hospital que o mesmo se recusou a tratá-lo.

Ficara obcecado por Elvis Presley, e exigia silêncio sempre que seus discos tocavam, colocando o volume no máximo e sentando-se em frente ao rádio.

Segundo o irmão Andy, era necessário que ele escrevesse uma carta a cada mês para receber um cheque. Não escrevia sobre encontros ou assuntos semelhantes, preferia compartilhar uma história. Por exemplo, contou sobre como ele estava em um cinema quando um incêndio surgiu e todos entraram em pânico e correram para as portas, mas ele permaneceu calmo. Ele subiu no palco, sentou-se ao piano e cantou uma canção, o que acalmou o público e permitiu que eles saíssem do teatro de forma segura. Já em outra carta, descreveu com detalhes como ele testemunhou alguém se afogando em um pântano.

Precisou se mudar de uma casa onde dividia com os colegas, porque ouvia Elvis com o som muito alto.

Tentou ficar com uma lésbica, cuja namorada puxou uma faca e ameaçou arrancar um naco de carne do seu corpo.

Jim trabalhou como assistente na Biblioteca de Artes e Teatro, devolvendo os livros nas prateleiras e postando avisos de atraso nas devoluções por US$ 1,25 a hora. Era um trabalho simples, mas ele não conseguiu mantê-lo. Um novo bibliotecário chegou e despediu Jim em outubro, quando se tornou evidente que ele não estava interessado em chegar ao trabalho na hora certa.

Ray Manzarek convidou Jim para participar de um show de sua banda. Jim nao tocava guitarra então só precisou segurar uma guitarra elétrica e passaram o fio por trás de um dos amplificadores sem ligá-lo. Jim disse depois que aquele foi o dinheiro mais fácil que já ganhara em sua vida.

Ray Manzarek se alistou no exército, depois quis sair, então disse ao psiquiatra de plantão que achava que poderia estar se tornando gay.  Foi liberado um ano antes do previsto e voltou para o curso de cinema da UCLA na mesma época em que Jim ingressou.

Ray Manzarek conheceu o baterista, John Densmore, em suas aulas de meditação.

No Início a banda com Ray e Morrison eram com o irmão de Ray e depois entra o baterista Desmonre. Havia também uma garota baixista na qual nenhum deles lembra o nome.

A banda chamava-se "Rick & the Ravens" e gravou três singles na Aura Records. O nome da banda deriva em parte do irmão de Ray Manczarek, Rick Manczarek

A banda era formada inicialmente por: Rick Manczarek na guitarra, Jim Manczarek no órgão e gaita, Patrick Stonier no saxofone, Roland Biscaluz no baixo e Vince Thomas na bateria.

Jim Morrison decidiu contar à sua família, em Londres, sobre estar em uma banda. Disse que havia tentado encontrar trabalho após a formatura, mas as pessoas tinham rido de sua graduação em cinema, e por isso agora ele estava em uma banda, e cantando – e o que eles pensavam sobre isso?. O pai de Jim ficou atordoado e escreveu uma carta de forte objeção. Lembrou a Jim sobre as aulas de piano abandonadas, e sua recusa, quando criança, de se juntar à família para cantar músicas de Natal... E agora ele estava começando uma banda? Após seu pai pagar as despesas de quatro anos de faculdade?. Jim não aceitou as críticas e nunca mais escreveu aos seus pais.

Próximo de gravar o primeiro disco com a gravadora Columbia, a banda ameaçou desmoronar, quando um dos irmãos de Ray desistiu e o outro foi substituído. O substituto foi Robby Krieger, um guitarrista que estava na aula de meditação de John e Ray.

Robby Krieger vinha de família rica, seu pai era consultor de planejamento e fianças do governo e de empresas. Tinha um irmão gêmeo não idêntico. Era estudante de Física na UCLA.

Eles tinham um acordo de parceria incomum, em que tudo deveria ser dividido igualmente. Jim estava escrevendo quase todas as músicas, mas quando eles gravassem, disse ele, o The Doors seria listado como compositor, e os royalties e todas as outras rendas seriam divididas igualmente em quatro partes. Todas as decisões criativas seriam feitas não pela regra da maioria, mas pelo voto unânime.

Por conta do uso de drogas, a Columbia os colocou na “lista negra”, a lista de bandas cujos contratos possivelmente seriam cancelados.

Jim também foi para o centro de recrutamento do exército para seu exame médico, disse aos médicos que era homossexual e que se eles o aprovassem se arrependeriam amargamente. Ele foi recusado para servir.

"Van" Morrison (vocalista da banda inglesa Them) e Jim Morrison, além do mesmo sobrenome, tinha o mesmo hábito com bebida e drogas. De brincadeira se convenceram que eram parentes e beberam em comemoração a isso.

jim dedicou a música "Take It As It Comes" ao guru indiano Maharishi.

Jim dizia que seus grupos vocais favoritos eram os Beach Boys, os Kinks e o Love.  admirava Frank Sinatra e Elvis Presley e os atores Jack Palance e Sarah Miles.  Dizia ainda que não tinha família, que seus pais estavam mortos.

Nico, pseudônimo de Christa Päffgen (Colônia, 16 de outubro de 1938 – Ibiza, 18 de julho de 1988) foi uma cantora, compositora, modelo e atriz alemã, adorou conhecer Morrison,e  para Jim ela era irresistível.  Ela trabalhou com Andy Warhol e Paul Morrissey. Teve relações amorosas com Lou Reed, Alain Delon, Cale, Jackson Browne, Brian Jones, Tim Buckley, Bob Dylan e também com Iggy Pop. Faleceu em Ibiza, na Espanha. Teve um ataque cardíaco enquanto andava de bicicleta e, na queda, bateu a cabeça hemorragia cerebral.

De todos os grupos que gravaram seus discos de estreia em 1967, somente o The Doors conseguiu que um single atingisse a marca de um milhão...

De forma paralela, a música “Light My Fire” era a número um dos EUA e o pai de Jim, também chegava ao topo de sua própria lista, tornando-se, com a idade de quarenta e sete anos, o mais jovem almirante da Marinha dos EUA.

O irmão de Jim, Andy Morrison ouvia “Light My Fire” nas rádios mas não reconhecia que a voz era do irmão.

Andy Warhol deu a Jim um telefone francês de marfim e ouro. Logo ele estava sentado no banco de trás de uma limusine com Steve Paul, Gloria e Andy. Quando a limusine dobrou a esquina da Park Avenue com a Rua 53, Jim se inclinou para fora da janela e jogou o telefone francês em uma lata de lixo, e gritou para os carros que passavam.

Jim Morrison e Pamela Courson foram os padrinhos do casamento de Ray Manzarek e Dorothy Fujikawa, na Câmara municipal em Los Angeles, no dia 21 de dezembro de 1967. Foram convidados pela manhã e o casamento seria a tarde.

A famosa imagem de Jim sendo preso no palco ocorreu em 9 de dezembro de 1968. Um dia depois do seu aniversário de 24 anos. Em New Haven, Connecticut.

Jim morava no Alta Cienega Motel, que custava US$ 10,00 por noite. NO quarto 32, entre 1968 a 1970. O local ficava a 90 metros do estúdio da Electra, e próximo do escritório do The Doors e também dos três bares favoritos de Jim.

Em uma festa na casa do cantor John Davidson, Jim e Janis Joplin ficaram bêbados juntos. Paul Rothchild lembra-se deles com seus braços nos ombros um do outro: “Sr. e Sra. Rock’n’ Roll”. Mas então Jim ficou perverso e agarrou Janis pelos cabelos, puxando a cabeça dela para a virilha dele e segurando-a ali. Finalmente ela se soltou e fugiu para o banheiro aos prantos. Jim foi colocado à força dentro de um carro. Janis veio correndo atrás dele, pegou algo dentro do carro e começou a bater na cabeça de Jim com uma garrafa de Southern Comfort. Jim estava rindo quando o carro saiu.

Em Nova York, na Scene, Jim tropeçou e derrubou uma mesa cheia de bebidas no colo de Janis, e em seguida, levado pela música, saltou para o palco, onde caiu de joelhos, segurando as pernas de Jimi Hendrix em um abraço fervoroso e embriagado.

Jim ostentava um casaco de pele de lagarto e um terno de $2.200 dólares feito com pele de feto de pônei.

Dentre seus amigos de bebedeira estavam o ator Tom Braker e o cantor Alice Cooper.

A canção “Celebration of the Lizard” em sua forma primária, chegava a 24 minutos.

“The Unknown Soldier”, gravada em duas partes, exigiu um total de 130 takes.

Jim dirigia um carro Mustang Shelby GT 500 Cobra, apelidado de 'Blue Lady'.

O fotógrafo ALAIN RONAY era amigo do casal Morrison-Courson foi responsável pelas últimas fotografias conhecidas de Jim Morrison na França.

Tanto Alan Ronay quanto Leon Barnard haviam relatado premonições sobre a morte de Jim.

Um dos amigos mortos com Sharon Tate era o Jay Sebring, que tinha dado a Jim seu corte de cabelo ao estilo Alexandre, o Grande, em 1967.

Jim enfrentava nada menos que vinte processos de paternidade, mas nenhum deles apontou nada concreto.

A Editora e crítica nova[1]iorquina Patricia Kennely fez a resenha do livro de Poemas de Jim na revista Jazz & Pop. Ela foi uma das primeiras mulheres críticas de rock. Tornou-se amiga e mais tarde amante de Jim Morrison. Kennealy-Morrison serviu como conselheira no filme de Oliver Stone de 1991, The Doors, e desempenhou um pequeno papel no filme como a Alta Sacerdotisa que se casa com os personagens Jim e Patricia, sua própria personagem (no filme interpretados por Val Kilmer e Kathleen Quinlan).

Eles se casaram em casamento Wicca em 1970 durante a Noite do solstício de verão. Velas foram acesas no gótico apartamento vitoriano de Patricia. A cerimônia de casamento foi explicada. Bruxas ou wiccas não são satanistas; elas adoram as forças antigas da natureza, a Tripla Deusa, a Grande Mãe, e sua contraparte masculina, o Senhor, o Deus Cornífero. É uma tradição religiosa que antecede o cristianismo e o judaísmo, considerada por muitos estudiosos como uma sobrevivência da mais antiga religião universal. durante a cerimônia, eles assinaram seus nomes com seus sangues misturados.

Jim falou que a banda Jefferson Airplane era chata demais: “era a banda mais chata que já ouvi em toda a minha vida".

Certa vez estando muito bêbado, Jim foi levado de carro para casa pelo dono do bar, Marshall Brevitz, porém Jim não encontrava a casa por estar tão bêbado, e depois de mais de 1 hora, Jim avista aquela que seria a casa e bate na porta várias vezes. Marshal se retira, e Jim continua bater na porta e dorme na calcada. No dia seguinte, Jim foi encontrado encolhido, dormindo naquela porta, pela dona da casa, uma mulher de 68 anos de idade. Acreditando que aquela figura barbada, de cabelos compridos, fosse outro Charlie Manson, ela ligou para a delegacia mais próxima, e Jim foi preso e acusado de embriaguez pública.

Em 19 de setembro de 1970, antes da audiência no tribunal do Juri, pela manhã, Jim leu em um jornal de Miami que Jimi Hendrix havia morrido no dia anterior em Londres. Mais uma vez ele se perguntou, em voz alta: – "Alguém acredita em presságios?"

16 dias depois de Hendrix, em 4 de outubro de 1970, falece Janis Joplin. Morrison entrou em um pânico desesperado assim que regressou da Flórida, quando soube que Janis Joplin havia morrido de overdose. Primeiro, Jimi. Em seguida, Janis. A frase de Jim para seus amigos, quando saía pela cidade, era: "– Você está bebendo com o Número Três".

Patricia Kennely estava grávida de Jim. Ele a convenceu de realizar um aborto que ele pagaria e estaria ao lado dela. Meses depois, na primeira semana de novembro ela deu entrada em um hospital em Nova York e o filho de Jim foi abortado na vigésima semana de desenvolvimento fetal. Jim não estava presente, nem telefonou.

Lista de amantes de Jim Morrison - https://m.famousfix.com/topic/jim-morrison/dating

O último show em que estavam os quatro do grupo foi em New Orleans em 12 de dezembro de 1970.

Jim chegou a gravar uma campanha antidrogas para o GRUPO ANTIDROGAS, a Fundação Do It Now. Depois de algumas tentativas Jim fala no gravador: “– Olá, aqui é Jim Morrison do The Doors, eu só quero dizer que se injetar com anfetamina não é legal; então, cheire”. O representante não gostou e Jim prometeu gravar certo novamente “– Olá, aqui é Jim Morrison. Não se injetem com anfetamina. Meu Deus, caras, fumem maconha”. Jim esgotou a paciência do representante com sua última tentativa quando disse: “– Olá, aqui é Jim Morrison do The Doors e eu só tenho uma coisa a dizer – Jim sorriu para o representante, que sorriu de volta, esperançoso. – Não injetem anfetamina. A anfetamina mata. Por favor, não injetem anfetamina, tentem tranquilizantes, barbitúricos, calmantes, eles são muito mais baratos e...”

Jim, que poucas semanas depois de ter feito 27 anos, disse, tristemente, que sentia ter 47 anos.

Nos últimos dias antes de Pamela partir para Paris, ela e Jim visitaram o local de nascimento dela em Weed. Levavam seu cachorro Sage, e em seguida foram visitar os pais de Pamela em Orange, onde o deixaram.

Jim Morrison e o amigo Babe Hill foram assistir a luta entre Muhammad Ali e Joe Frazier em 15 de março de 1971 no Madison Square Garden em New York. Jim foi para Paris pouco depois ficar com Pamela.

Em Paris Jim certo dia encontra um grupo de jovens músicos e paga bebidas a eles. Os músicos estudaram na mesma universidade no mesmo ano que Jim, mas, a princípio eles não o reconheceram. Entre os músicos estava o vocalista Phil Trainer.

Durante o período em Paris, Jim e Pamela viajaram por Orléans, Tours, Limoges e Toulouse, atravessaram até a Espanha por Andorra, e visitaram o Museu do Prado em Madri, onde Jim admirava as obras.

Jim e Pamela ficaram perturbados quando foram roubados por um árabe que falava inglês e lhes prometeu uma grande quantidade de haxixe por 100 dólares

Certo dia Jim bêbado, arrumou confusão em um bar e foi posto para fora e foi ajudado por Gilles Yepremian, estudante francês na época e depois uma lenda da música underground francesa, sendo gerente do Lard Free e do Urban Sax por décadas. “Por volta das 4 da manhã, eu estava saindo do Rock'n'Roll Circus (57 rue de Seine 75006) e havia um homem bêbado que queria entrar novamente chutando a porta. Ele tinha acabado de ser expulso pela segurança e ninguém o havia reconhecido. Até mesmo seu rosto era vagamente familiar, mas eu não o reconheci imediatamente. Eu não podia perguntar onde ele morava, ele estava muito bêbado, e eu não podia recebê-lo em casa, pois eu ainda estava morando com meus pais. Decidi trazê-lo para o apartamento" do amigo Hervé Muller e a namorada Yvonne Fuka.

Na capa de “L.A. Woman” ninguém conseguiu convencer Jim a se barbear.

No dia 2 de julho, Jim foi sozinho ao cinema assistir "Pursued", filme estrelado por Teresa Wright e Robert Mitchum. O filme fora recomendado por seu amigo Alan Ronay. Mas não existe certeza que ele foi realmente ao cinema ou para o "Rock'n' Roll Circus". Acredita-se que ele tenha tido uma overdose do banheiro do bar e fora levado para seu apartamento e colocado na banheira.

Os rumores da morte de Jim se espanaram quando jornais de Londres ligavam para o escritório americano da gravadora Elektra Records, que ligou para o escritório da companhia na Franca, que nem sabia que Jim estava em Paris. Nem a polícia nem a embaixada sabia do ocorrido. Bill Siddons ligou para Jim e Pamela atendeu e pediu que fosse para lá. Então Siddons chega em Paris na terça-feira, dia 6 de julho. Foi recebido no apartamento por Pamela, um caixão lacrado e uma certidão de óbito assinada. Arranjos para o funeral foram rápida e secretamente confirmados. No dia 7 de julho Pamela assinou o atestado de óbito na embaixada dos EUA, identificando Jim como James Douglas Morrison, um poeta. Disse que não havia parentes vivos. A causa oficial da morte foi estabelecida como ataque cardíaco.  O ocorrido de morte foi em 3 de julho.

Jim Morrison foi enterrado no dia 7 na tarde de quarta-feira no cemitério “Père La Chaise”, onde ele havia visitado recentemente como turista em busca dos túmulos de Edith Piaf, Oscar Wilde, Balzac, Bizet e Chopin. Presentes em seu enterro estavam 5 pessoas: Pamela, Siddons, Alan Ronay, Agnes Varda e Robin Wertle.

Em 1969, Jim tinha feito com o que seu advogado Max Fink, esboçasse um testamento, nomeando Pamela como sua única herdeira. (No caso de ela morrer, os bens de Jim deveriam ser divididos igualmente entre seu irmão e sua irmã; seus pais não foram mencionados). Porém não foi fácil. O próprio advogado Fink junto a outro advogado de Jim em Miami reivindicaram uma compensação financeira pelo tempo de serviço deles. Pamela foi reconhecida perante a justiça como herdeira legal de Jim, e morreu de overdose de heroína alguns dias depois.

Após a morte de Pamela os bens foram divididos entre os pais dela e depois os pais de Jim reclamavam também seus direitos em relação aos bens. E só em 1979 que os bens foram divididos igualmente entre as duas famílias.

Em 1977 foi gravado o LP "An American Prayer". Os outros membros da banda musicaram as poesias que Jim gravou em seu aniversário de 27 anos.

Em 1986 os Courson (pais de Pamela) correram para afirmar a propriedade legítima de uma recém descoberta poesia de Jim em cadernos que estava na posse deles o tempo todo.

O Cemitério do Père-Lachaise onde está o túmulo de Jim foi identificado como sendo a terceira atração turística mais popular de Paris, atrás da Torre Eiffel e do Museu do Louvre.

Alan Ronay e Agnes Varda, dois dos cinco presentes no funeral, deram uma entrevista à Paris-Match (https://www.parismatch.com/Culture/Musique/Jim-Morrison-mort-Paris-1971-par-Alain-Ronay-Agnes-Varda-Photos-1746241)

Pamela disse a polícia local que Jim nunca tinha usado drogas e que tinha um problema de tosse crônica e asma a era fumante inveterado.

Jim comprou apenas uma propriedade. Um pequeno chalé para Pamela. E sempre andava de taxi, mas comprou alguns carros, todos norte-americanos.

 

“A estrada do excesso leva ao palácio da sabedoria” William Blake.

“A Prudência é uma solteirona velha, rica e feia, cortejada pela Incapacidade”. William Blake em “O casamento do Céu e do Inferno”.


 Personalidades sepultadas no Cemitério do Père-Lachaise - https://pt.wikipedia.org/wiki/Cemit%C3%A9rio_do_P%C3%A8re-Lachaise

The Severed Garden / Feast Of Friends - Jim Morrison & The Doors - Video https://youtu.be/MEHL9Dl5LAg 

Adquira a obra no link https://www.magazinevoce.com.br/magazinegatosecristais/busca/Ningu%C3%A9m+sai+vivo+daqui/

 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...