terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Fazendo uma Declaração: As bibliotecas levam os clubes de debate a novos públicos

 3 de janeiro de 2023 (editora associada da  American Libraries)


A partir do outono de 2021, a Biblioteca Pública do Brooklyn (NY) ofereceu três sessões-piloto de seu programa de debate sênior, durante as quais adultos mais velhos praticaram e competiram em debates.Foto: Biblioteca Pública de Gregg Richards/Brooklyn (NY)

Como voluntária da biblioteca que trabalha com alunos do ensino fundamental, Catherine Tong sabe que os jovens podem ter grandes opiniões.

“As crianças são pensadores críticos muito fortes”, diz o aluno do segundo ano da Universidade da Califórnia, Berkeley. “Eles são naturais em questionar o status quo.” No entanto, Tong diz que não existem muitos espaços para as crianças participarem de conversas sobre justiça social.

Em 2019, quando estava no segundo ano do ensino médio, Tong abordou os funcionários da Biblioteca Pública de San José (Calif.) (SJPL) com uma ideia de programação para ensinar as crianças sobre uma variedade de questões sociais e, ao mesmo tempo, aprimorar suas habilidades de oratória e apresentação em público. . O resultado foi Speech and Debate: Global Citizenship, um curso de 12 semanas para alunos da 3ª à 5ª série lançado no início de 2020. Desde então, o SJPL executou o programa sete vezes.

Com a ajuda de Tong e de outros instrutores voluntários, os alunos aprendem o básico da fala, como linguagem corporal adequada e como estruturar e apoiar reivindicações - por exemplo, por que pessoas de vários gêneros e sexualidades devem ser capazes de se expressar sem sofrer discriminação ou por que as pessoas desabrigadas precisam de apoio além do abrigo. Os participantes fazem uma apresentação final na frente do grupo, e cada sessão se concentra em tópicos atuais ou históricos de justiça social, com o programa cobrindo até agora Black Lives Matter, colonização e questões LGBTQ.

“Existem crianças que não sabem que podem ter uma voz”, diz Bridget Kowalczyk, a bibliotecária dos serviços juvenis da SJPL que supervisiona o programa. “Eles estão aprendendo que têm todo o direito, como qualquer outra criança, de falar sobre algo.”

Embora muitas escolas secundárias e faculdades ofereçam aulas de oratória e clubes de debate, as bibliotecas públicas estão cada vez mais criando programas para clientes que não fazem parte desse grupo demográfico tradicional - principalmente alunos do ensino fundamental e adultos mais velhos.

“Hoje em dia, tudo se resume a networking e poder conversar com as pessoas”, diz Tamara Lyhne, chefe dos serviços infantis da Biblioteca Pública de Fairfield (Conn.) (FPL), que organizou um programa de debate para crianças em sua biblioteca no verão de 2021. Incutir essas habilidades nos jovens, diz ela, fortalece a comunidade.

Mantendo-o civilizado

Os coordenadores do programa dizem que o debate não apenas aumenta a confiança dos participantes, mas também os ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa, pois eles aprendem a formar argumentos confiáveis ​​em um mundo repleto de desinformação.

“A livre troca de ideias é o objetivo da biblioteca”, diz Lyman Clayborn, coordenador do departamento de Serviços para Idosos da Brooklyn (NY) Public Library (BPL). Em parceria com a associação sem fins lucrativos Association for Senior Debate, o departamento de Clayborn realizou três sessões piloto de seis semanas a partir do outono de 2021.

A BPL define adultos mais velhos como qualquer pessoa com 55 anos ou mais; O debate sênior para adultos mais velhos atraiu participantes de até 94 anos, diz Berena Hughes, assistente do programa de extensão da BPL e coordenadora do programa de debate.

“Temos um grupo demográfico sênior diversificado e dinâmico”, diz Hughes. “Muitos deles podem trazer suas experiências, adicioná-las a um programa como o Senior Debate e tornar os debates interessantes, animados e divertidos ao mesmo tempo.”

Cada sessão culminou em um torneio no qual as equipes argumentaram afirmativamente ou negativamente para resoluções como “Os EUA devem implementar uma renda básica universal” e “Enviar a NASA a Marte seria um desperdício de dinheiro do contribuinte”.

Acima de tudo, Hughes diz que o Senior Debate promove o conceito de discurso civil.

“Não tornamos as coisas pessoais e não levamos as coisas para o lado pessoal” é a instrução que ela dá aos participantes. “Discordo de bom grado, não é um problema, mas não vamos ficar feios.”

Construindo conexões

Como o COVID-19 forçou a BPL e outras bibliotecas a dinamizar sua programação online, o Senior Debate estreou no Zoom, embora eventualmente tenha mudado para um modelo híbrido. Quando o programa começou, Hughes disse que a maioria dos participantes já tinha alguma experiência com videoconferência por meio de outros programas de biblioteca ou socialização com familiares e amigos. Qualquer pessoa que precisasse de ajuda extra era encaminhada para um associado de alfabetização digital BPL que poderia ajudar com questões de tecnologia.

No início da pandemia, Clayborn e Hughes dizem que os clientes queriam especialmente adquirir novas habilidades e se sentir menos isolados. Senior Debate trouxe novos rostos para a biblioteca - e promoveu novas amizades. Para divulgar o programa, Hughes anunciou por e-mail, mídia social e site da biblioteca. Quando os clientes retornaram ao BPL em maior número no verão de 2022, ela montou mesas promocionais em 20 dos 60 locais do sistema.

Quando a FPL ofereceu o debate como parte de seu programa de leitura de verão de 2021, a maioria das pessoas que se inscreveram eram recém-chegados à biblioteca. O programa da FPL se reuniu ao ar livre para acomodar o distanciamento social, e uma dúzia de alunos da 3ª à 5ª série puderam se socializar de uma forma que não era possível depois de mais de um ano de escolaridade online, diz Lyhne.

Durante quatro semanas, as crianças se prepararam para um debate público final inspirado em Who Would Win?, de Jerry Pallotta? série de livros infantis. As equipes tomaram partido discutindo quais animais venceriam em uma batalha: tigre contra chita, cobra contra panda e assim por diante.
Para seus argumentos, os alunos aprenderam a conduzir pesquisas usando livros de referência, principalmente aprendendo a usar um índice.

“Não dissemos: 'Vá para casa e pesquise no Google'”, explica Lyhne.

Depois que os alunos apresentaram suas posições para funcionários e pais, Lyhne diz que o público acabou não declarando nenhum vencedor. “As [crianças] se divertiram muito”, lembra ela. “E foi bom ver porque foi um ano tão longo.”

Apesar do afrouxamento das restrições do COVID-19, o programa da SJPL permaneceu virtual para mantê-lo acessível a estudantes e voluntários em toda a cidade. A biblioteca fornece laptops e pontos de acesso Wi-Fi aos participantes que precisam deles, diz Tiffany Bradford-Oldham, bibliotecária sênior e gerente de filial da SJPL, que ajuda a gerenciar o programa.

Ter um programa virtual também permite maior transparência com os pais, acrescenta Bradford-Oldham, porque eles podem ouvir as sessões. “Eles poderiam conversar com seus filhos sobre o que aprenderam e talvez até dar algumas dicas sobre como isso se relaciona com seu dia-a-dia”, diz ela.

Para as bibliotecas interessadas em criar um programa de debate para crianças mais novas, o apoio dos cuidadores e da administração da biblioteca é crucial, diz Bradford-Oldham - especialmente se o programa abordar assuntos que podem ser considerados controversos.

“Não vimos muita resistência, mas acho que é [por causa] da força de onde estamos como estado e nossa vontade de ser muito direto”, diz ela.

Os coordenadores do programa também enfatizaram a importância da flexibilidade – não apenas para ajustar o currículo de debate para corresponder ao ritmo da aula, mas também para aqueles que executam o programa. Hughes, da BPL, observa que ela não tinha experiência em debate antes do programa de sua biblioteca, mas se deu espaço para aprender com os participantes.

O debate é algo que qualquer patrono pode dominar, diz Hughes, independentemente da idade ou nível de experiência.

“Não exclua [ninguém]”, diz Hughes. “Não importa quantos anos eles tenham.


Link original: https://americanlibrariesmagazine.org/2023/01/03/making-a-statement/  

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