domingo, 11 de dezembro de 2022

“Água Viva” Clarice Lispector Frases do livro

 Frases Livro “Água Viva” Clarice Lispector

 

"A palavra é a minha quarta dimensão"

"Isso que te escrevi é um desenho eletrônico e não tem passado ou futuro: é simplesmente já".

"As grutas são o meu inferno".

"Não é confortável o que te escrevo"

"O que saberás de mim é a sombra da flecha que se fincou no alvo".

"Eu sou antes, eu sou quase, eu sou nunca. E tudo isso ganhei ao deixar de te amar"

"Será que passei sem sentir para o outro lado? O outro lado é uma vida latejantemente infernal".

"Eu não: quero é uma verdade inventada".

"E eu inteira rolo e à medida que rolo no chão vou me acrescentando em folhas, eu, obra anônima de uma realidade anônima só justificável enquanto dura a minha vida. E depois? depois tudo o que vivi será de um pobre supérfluo".

"Por enquanto o tempo é quanto dura um pensamento"

"O mundo: um emaranhado de fios teleféricos em eriçamento. E a luminosidade no entanto obscura: esta sou eu diante do mundo".

"Vou embora - diz a morte sem acrescentar que me leva consigo".

"A mão verde e os seios de ouro - é assim que pinto a marca de Satã"

"Mas eternamente é palavra muito dura: tem um "t" granítico no meio. Eternidade: pois tudo que é nunca começou".

"A escuridão é o meu caldo de cultura"

"Sei como inventar um pensamento"

"E não adiantaria explicar porque a explicação exige uma outra explicação que exigiria uma outra explicação e que se abriria de novo para o mistério".

"A verdade está em alguma parte: mas inútil pensar"

"Tenho certo medo de mim, não sou de confiança e desconfio do meu falso poder"

"E quando nasço fico livre. Esta é a base de minha tragédia"

"Nunca é o impossível"

" O que se chama de bela paisagem não me causa senão cansaço. Gosto é das paisagens de terra esturricada e seca, com árvores contorcidas e montanhas feitas de rocha e com uma luz alvar e suspensa"

"A feiúra é o meu estandarte de guerra. Eu amo o feio com um amor de igual para igual. E desafio a morte. Eu - eu sou a minha própria morte. E ninguém vai mais longe".

"Se eu não entrar no jogo que se desdobra em vida perderei a própria vida em um suicídio da minha espécie"

"Quero ser enterrada com o relógio no pulso para que na terra algo possa pulsar o tempo"

"Eu me aprofundei mas não acredito em mim porque meu pensamento é inventado".

"Terei que morrer de novo para de novo nascer? Aceito. Vou voltar para o desconhecido de mim mesma e quando nascer falarei em "ele" ou "ela".

"Acho que não vou morrer no instante seguinte porque o médico que me examinou detidamente disse que estou em saúde perfeita. Está vendo? o instante passou e eu não morri".

"[...]  o mais profundo pensamento é um coração batendo"

"Queria tanto morrer de saúde. Como quem explode. Éclate é melhor: j'éclate. Por enquanto há diálogo contigo. Depois será monólogo. Depois o silêncio"

"Estou pronta para o silêncio grande da morte. Vou dormir".

"Estou apavorada. Por que nesta Terra houve dinossauros? como se extingue uma raça?"

"Os bichos me fantasticam. Eles são o tempo que não se conta. Pareço ter certo horror daquela criatura viva que não é humana e que tem meus próprios instintos embora livres e indomáveis"

"Não humanizo bicho porque é ofensa - há que respeitar-lhe a natureza - eu é que me animalizo"

"O que faço por involuntário instinto não pode ser descrito"

"O que me guia é apenas um senso de descoberta. Atrás do atrás do pensamento"

"O que estraga a felicidade é o medo"

"Só para os iniciados a vida então se torna fragilmente verdadeira"

"Será que no instante de morrer forçarei a vida tentando viver mais do que posso? Mas eu sou hoje"

"ao escrever lido com o impossível"

"liquidez em que se pode mergulhar a mão fascinada e retirá-la escorrendo de reflexos dessa dura água que é o espelho"

"Cada um de nós é um símbolo que lida com símbolos - tudo ponto de apenas referência ao real".

"A verdadeira incomensurabilidade é o nada, que não tem barreiras e é onde uma pessoa pode espraiar sem pensar-sentir"

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...