quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Declaração da ALA sobre o novo modelo de empréstimo para bibliotecas da Macmillan

25 de julho de 2019


Em 25 de julho, a Macmillan Publishers anunciou um novo modelo de empréstimo de livros eletrônicos para bibliotecas. Em resposta, o Departamento de Políticas Públicas e Advocacia da Associação Americana de Bibliotecas divulgou a seguinte declaração:


A American Library Association (ALA) denuncia o novo modelo de empréstimo de livros eletrônicos anunciado hoje pela Macmillan Publishers. Sob o novo modelo, uma biblioteca pode comprar uma cópia após o lançamento de um novo título em formato de e-book, após o qual o editor impõe um embargo de oito semanas a cópias adicionais desse título vendidas às bibliotecas.

“O novo modelo da Macmillan Publishers para empréstimos de e-books de bibliotecas dificultará o cumprimento de nossa missão central: garantir acesso a informações para todos”, disse a presidente da ALA, Wanda Kay Brown. “Limitar o acesso a novos títulos para bibliotecas significa limitar o acesso aos usuários mais dependentes das bibliotecas.

“Quando uma biblioteca que atende a milhares tem apenas uma única cópia de um novo título em formato de ebook, é a biblioteca - e não a editora - que sente o calor. É a biblioteca local que não é sensível às necessidades da comunidade.
"A nova política de Macmillan é inaceitável", disse Brown. "A ALA insta Macmillan a cancelar o embargo."
O novo modelo de empréstimo de e-book da Macmillan é uma expansão de uma política existente que entrou em vigor em julho de 2018, quando a empresa, sem aviso prévio, emitiu um embargo de quatro meses que se aplica apenas a títulos da marca Tor da empresa. Na época, a ALA afirmou que o atraso prejudicaria leitores, autores e bibliotecas.

Desde o outono passado, o Hachette Book Group e a Penguin Random House eliminaram o "acesso perpétuo" às bibliotecas e o substituíram por um modelo de acesso de dois anos. A Simon & Schuster mudou de um modelo de acesso de um ano para dois anos. Ao reavaliar seus modelos de negócios, nenhuma dessas empresas implementou um embargo - decidindo que o acesso eqüitativo às informações através das bibliotecas também é do seu interesse comercial. A HarperCollins continua com seu modelo de 26 empréstimos. A Macmillan agora está sozinha em sua política de embargo entre as cinco maiores editoras.
A Macmillan reduzirá seu preço para US $ 30 pela única cópia inicial de um e-book. Ao contrário de outros editores das Cinco Grandes, esta cópia dos títulos da Macmillan vem com acesso permanente. Após o período do embargo, cópias adicionais estarão disponíveis por US $ 60 por cópia, por dois anos de acesso.
"Este novo embargo é a evidência mais recente de uma tendência preocupante no setor editorial", disse Brown. “A ALA está desenvolvendo uma estratégia para lidar com essa tendência a longo prazo. Seguindo o modelo do antigo Grupo de Trabalho de Conteúdo Digital da ALA, esse esforço de advocacia se estenderá por vários anos, não vários meses, e não será limitado a uma empresa no ecossistema editorial. A ALA se esforçará ainda mais e explorará todos os caminhos possíveis para garantir que as bibliotecas possam fazer nosso trabalho de fornecer acesso a informações para todos, sem limitações arbitrárias que minam a capacidade das bibliotecas de servir suas comunidades.
"A curto prazo, a ALA pede aos clientes da Macmillan Publishers que digam ao CEO John Sargent que eles se opõem à nova política da editora."

Fonte: https://americanlibrariesmagazine.org/blogs/the-scoop/ala-statement-new-macmillan-library-lending-model/
Referência:
ALA STATEMENT on New Macmillan Library Lending Model. American Libraries Magazine, Chicago, EUA, 25 jul. 2019. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/blogs/the-scoop/ala-statement-new-macmillan-library-lending-model/. Acesso em: 18 set. 2019.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...