sábado, 10 de agosto de 2019

Newsmaker: Mariana Atencio - Jornalista e autor conectam mundos diferentes


Por Sallyann Preço | 26 de julho de 2019


Seja através de seu novo livro de memórias, seu feed no Instagram, ou seus noticiários na MSNBC, Mariana Atencio fala sobre o que importa para ela: apoiar imigrantes, promover bibliotecas e alfabetização, e a crise atual em sua Venezuela natal. Atencio - Peabody Award vencedora, palestrante, influenciadora e autora de Perfectly You: Abraçando o Poder de Ser Real - abordou uma sessão geral da Conferência Anual da Associação Americana de Bibliotecas de 2019 em Washington, DC Ela conversou com American Libraries sobre seus heróis literários, o poder das mídias sociais e a urgência de forjar conexões transculturais.

O que você estava lendo crescendo na Venezuela? Quem foram seus heróis literários?

Isabel Allende, A casa dos espíritos . Crescendo, seus romances eram como o universo. Ela é do Chile originalmente - ela escapou da ditadura e encontrou uma casa na Venezuela. Há um personagem no livro chamado Clara porque ela é clarividente, e o nome da minha avó é Clara, então para mim foi muito especial. Muito realismo mágico: Gabriel García Márquez e Jorge Luis Borges. 

Um professor que detectou que eu tinha potencial me deu meu primeiro livro adulto em inglês, The Red Pony, de John Steinbeck. Isso me levou a um mundo diferente, às planícies americanas. Isso me fez começar a sonhar com a vida na América.

Seu livro e audiolivro estão disponíveis em inglês e espanhol. Como foi o processo de escrever em duas linguagens?

Escrever este livro foi muito interessante porque todos os capítulos sobre minha infância, para mim, foram vividos em espanhol, então eu os escrevi em espanhol. Então a parte sobre quando eu vim para os Estados Unidos, mudei para o inglês. Eu meio que me movo de um mundo para o outro.

Eu sempre digo que quando você é bilíngue e bicultural, você é um super-herói. O inglês é mais direto - o espanhol leva mais tempo para dizer a mesma coisa. O livro em espanhol tem mais 70 páginas que o inglês. Eu também senti que eu devia à audiência de língua espanhola mais contexto em relação à história venezuelana e questões de imigração.

Meu editor me deu a liberdade de usar certas palavras em espanhol que são importantes para mim no livro de inglês e no livro de áudio. Coisas como Papi e Mami - o que eu chamo meus pais - ou palavras como carnaval. Eu poderia ter chamado carnaval [ Carnaval ], mas não é o mesmo.

As pessoas tendem a olhar para o termo “influenciador”, mas na verdade não existe outro termo para descrever a narrativa nas redes sociais. Como essas plataformas aumentaram seu trabalho?

Eu costumava rolar meus olhos também. No começo eu não queria me chamar de influenciador. É incrível porque a mídia social permite que você se conecte com as pessoas 24 horas por dia, 7 dias por semana de maneira tão íntima. Eu faço questão de ser autêntico com as pessoas e respondo a cada mensagem direta. Nosso mundo está cada vez mais interconectado através da tecnologia, mas também através de histórias. Nos aproxima, se usados ​​corretamente e com autenticidade.

Você falou sobre os efeitos de climas políticos turbulentos - tanto em casa na Venezuela quanto nos EUA hoje - em você e sua família. Você já sucumbiu à raiva? Existe um antídoto?

Eu faço. Especialmente quando é sobre sua família, a vida de sua família e seus amigos que ainda estão na Venezuela. Quando meu pai faleceu em meio à crise de saúde [de um caso tratável da gripe], foi um sentimento de isolamento - não conseguir encontrar remédio, pensar que o mundo não se importa e que você está totalmente sozinho. nessa luta. Com a vida da pessoa que você mais gosta na linha, você faz o que tem que fazer. Você vive nos tons de cinza neste clima.

Eu continuo lembrando das lições que meu pai me ensinou: retribuir e ter sempre uma atitude positiva, não importa o que aconteça. Se você não é capaz de falar com alguém que pensa diferente, não há como seguir em frente. É por isso que eu escrevi este livro - observando o que aconteceu em meu país de origem, ficando bravo com isso e dizendo: "Bem, isso não me levará a lugar nenhum", porque é o que transformou aquele lindo país para a crise agora . Aqui nos EUA, quero me afastar da raiva e transmitir uma mensagem de união.

Em sua palestra, você mencionou um defensor de Trump que ofereceu a você e ao seu abrigo de equipe enquanto cobria um furacão perto de sua casa. Você consegue ver uma maneira de realizar essa conexão rara em uma escala maior, em toda a sociedade?

Sou uma grande defensora do jornalismo no terreno, conhecendo as pessoas onde elas estão. A mídia errou o alvo em 2016 - há grandes áreas do país que claramente não fomos suficientes, uma tonelada de pessoas com quem não conversamos o suficiente. Nosso trabalho não é ser terno na TV regurgitando as mesmas coisas, mas ir lá e dar às pessoas uma voz e uma plataforma. No final da nossa estada com [o torcedor], ele disse: “Eu realmente gostei de ver este condado e este país do seu ponto de vista.” Realmente reafirmou minha ideia de que a conexão humana fará a diferença.

Como condutores de empatia em suas comunidades, jornalistas e bibliotecários estão sujeitos ao burnout. Como você pessoalmente reabastece seus recursos emocionais? 

Conversando com as pessoas, conectando-se com elas - isso me reabastece. Eu me alimento dessa energia. Reafirma o meu compromisso em fazer o meu trabalho. Quando chego em casa e preciso desse impulso, sempre ligo, falo ou abraço minha irmã. Ela sofreu um acidente de carro muito duro - foi-lhe dito que talvez não voltasse a andar. Depois de 15 cirurgias em dois anos, se você a visse hoje, você não saberia que ela passou por isso. Ela me dá uma perspectiva imediata sobre o fato de que, se você lutar bastante, pode fazer o que quiser e fazer o impossível.

O que as bibliotecas e bibliotecários podem fazer para apoiar imigrantes, refugiados e pessoas deslocadas? 

Quando cheguei pela primeira vez à América, o único lugar que tinha os livros disponíveis para que eu pudesse expandir minha lista de leitura e melhorar minha segunda língua, onde eu sentia uma sensação de pertencer - era a biblioteca. As bibliotecas fornecem Wi-Fi e livros escolares gratuitos e um local para os imigrantes preencherem formulários, formulários de emprego, currículos, onde podem obter assistência jurídica e aulas de artes e aulas de cidadania. Eu sei porque aproveitei essas mesmas coisas.

Continue fazendo o que você faz, bibliotecários. Eu acho que é sobre nós, o resto da sociedade, promover e falar sobre o papel crítico que as bibliotecas e bibliotecários desempenham. Precisamos recuperar a sensação de admiração que sentíamos quando crianças e imigrantes quando entramos em uma biblioteca pela primeira vez.

Você tem uma biblioteca favorita? 

Não há nada como a Biblioteca Pública de Nova York. É um lugar tão majestoso, um lugar de refúgio do barulho de Nova York e da loucura da cidade - um lugar onde você entra e tudo fica mais lento. 

Quando você começou a trabalhar em suas memórias, para quais escritores você procurou inspiração?

Quando eu estava escrevendo, uma mulher chamada Luz María Doria - ela é a produtora executiva do programa matinal da Univision e foi minha mentora por muitos anos - tinha acabado de lançar seu primeiro livro, A mulher do meu mundo. Sonhos ) Eu me perguntava sobre a minha história - se alguém quisesse lê-la, se equivalia a um livro. Ela disse: “Você não precisa do seu livro para ter qualquer pretensão de ser um grande trabalho de literatura; seu livro pode ser simples, mas ajuda muitas pessoas. ”

O livro de Michelle Obama, Becoming, foi uma inspiração incrível. Também voltei aos livros que li na minha juventude - esses são realmente os livros que me fizeram sonhar acordada e imaginar minha vida na América além das circunstâncias que me cercaram. Eu olhei para o pequeno príncipe por Antoine de Saint-Exupéry sobre ver as coisas de uma lente diferente.

Você cobriu muitos tipos diferentes de histórias em lugares diferentes. O que é uma história que você ainda não contou?

Eu não tenho sido capaz de contar a história da Venezuela do jeito que eu gostaria. Estou na NBC agora, e se eu for até lá e algo acontecer comigo, a rede também pode ser afetada - isso se tornou um problema de segurança. Nos últimos três anos, quando a crise piorou, não consegui ir até lá e realmente fazer meu trabalho. Eu tive que ir e viver em primeira mão, através da doença do meu pai. Escrevi uma análise de notícias sobre [a Venezuela], mas o jornalismo no terreno é algo que não consegui fazer e continuarei a lutar com unhas e dentes para poder fazê-lo.

SALLYANN PRICE é editor associado da American Libraries . DIANA PANUNCIAL, estagiária editorial da American Libraries , contribuiu para esta entrevista.

Fonte: americanlibrariesmagazine

Referência:

ATENCIO, Mariana. Journalist and author connects different worlds. [ Entrevista cedida a] Sallyann Price. American Libraries Magazine – [American Library Associatio], Chicago, EUA, 26 jul. 2019. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/2019/07/26/newsmaker-mariana-atencio/. Acesso em: 10 ago. 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...