sábado, 17 de fevereiro de 2024

Serviço de Biblioteca de Guerra da ALA


O programa da Associação Americana de Bibliotecas (ALA) para fornecer livros e serviços de biblioteca aos soldados e marinheiros dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial. O programa foi estabelecido em 1917 e realizou três campanhas de coleta de livros, muitos dos quais foram enviados para o exterior ou para as bibliotecas dos campos de treinamento nos EUA.

Criatividade e Publicidade: A página destaca algumas das atividades criativas que as bibliotecas públicas realizaram para apoiar o programa da ALA, como benefícios de filmes, danças, palestras e parcerias com escoteiros. A página também menciona o exemplo de Rachel Ashley, uma menina de 12 anos que coletou 121 livros em um sábado usando um carrinho de criança.

Impacto e Legado: A página discute o impacto do programa da ALA na vida dos militares, que passaram muito do seu tempo livre lendo nos campos e nas frentes de batalha. A página afirma que muitos deles melhoraram suas habilidades literárias e desenvolveram uma afinidade pelos serviços de biblioteca, que continuaram a usar e apoiar após a guerra. A página também argumenta que a participação da ALA no esforço de guerra serviu como um marco para o movimento da biblioteca pública, que foi possibilitado pela filantropia de Andrew Carnegie e outros benfeitores, bem como pelas práticas profissionais que a ALA promoveu e que as bibliotecas adotaram.


Marcelo Diniz.

Fonte: WIEGAND, Wayne A. The Library War Service: ALA’s book campaigns in World War I. American Libraries, Chicago, v. 47, n. 1-2, p. 54-59, jan./fev. 2016. ISSN 0002-9769. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/2016/02/18/ala-history-library-war-service/. Acesso em: 17 fev. 2024

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...