segunda-feira, 26 de março de 2012

WISEMAN, Richard. Esquisitologia: a estranha Psicologia da vida cotidiana. Rio de Janeiro: bestSeller, 2008. 332p.

“Quando se está ao lado de uma mulher bonita, uma hora parece um minuto; quando se esta sentado sobre um fogão aceso, um minuto parece uma hora – isso é relatividade” (EINSTEIN apud WISEMAN, 2008, p. 15).
O termo dinossauro foi utilizado a primeira vez em uma assembleia (1841) da BAAS (Associação Britânica pelo Progresso da Ciência).
Ver assassino John Gacy – se vestia de palhaço.
“Não é necessário que a Astrologia e a Grafologia sejam precisas para serem vistas como precisas. Pelo contrario, basta fornecer às pessoas uma descrição muito genérica de sua personalidade e o cérebro delas as levara a acreditar que aquilo é reveladora” (p. 36).

Ver efeito Barnum ou Forer (falácia de validação pessoal)

Os astrólogos podem produzir qualquer bobagem. Desde que ela seja suficientemente vaga e elogiosa, a maioria das o pessoas vai considera-las “muito precisa”. (p. 40).

Michel Siffre – geólogo francês – experimento da cronopsicologia.

Ver efeito Birg – ver http://www.comentarium.com.br/frame-post.jsp?postID=3009379

Efeito Marte (é o nome dado à afirmação de Michel Gauquelin de que existe uma correlação, que não pode ser explicada pelo acaso, entre a posição de Marte no céu no momento do nascimento e o fato desta pessoa ser um grande atleta. Se este efeito fosse verdadeiro, seria uma evidência científica da validade da Astrologia, porém estudos feitos com 1000 atletas franceses, comparando com 1000 outras pessoas, mostraram que este efeito não existe) (Wikipedia)

3 presidentes Norte-Americanos (John Adams, Thomas Jefferson e James Monroe) morreram no dia 4 de julho.


“Os sinais mais confiáveis da mentira estão na voz de uma pessoa, e em sua escolha inconsciente do vocabulário” (p. 80).

Em 1852 um jovem artista francês se atira pela janela do 4º andar de um hotel parisiense depois de escrever: “Durante anos ne debati desesperadamente com o sorriso dela” (em relação ao quadro de Monsalisa) (p. 84/85))

Cientista italiano Giovanni Aldini viajou a Londres em 18/01/1803 para reanimar um assassino chamado George Foster (Aldini se especializara em trazer assassinos de volta a vida como parte de suas pesquisas). Foster fora condenado a forca por ter matado a esposa e filho afogados. Após a morte de Foster, ele fora levado a um recinto onde Aldini aplicou uma descarga elétrica de variadas voltagens (Assistido por cientistas ingleses e oficial de justiça). Durante a descarga elétrica os olhos de Foster chegaram a abrir, o rosto, maxilar tremiam, mão se ergueu, pernas em movimento. Mas na voltou à vida. O oficial de justiça da Companhia dos Cirurgiões, Sr Pass Ficou tão chocado com a demonstração que morreu de susto ao chegar em casa. (Assim Foster é um dos únicos assassinos a fazer uma vitima morta depois de sua própria morte). E segundo a lei britânica, o enforcamento deveria ser ate a morte, ou seja, caso Foster ressuscitasse, ele seria enforcado de novo. (p. 86/87)

“Sorriso Pan Anmerican ou Sorriso de Aeromoça – alusão ao sorriso forçado e falso produzido pelas aeromoças da empresa já extinta PAN AMERICAN”.
Sorriso de Duchenne – Sorriso verdadeiro (Pesquisador Frances Guillaume Duchenne de Boulogne) .
O Físico Niehs Bohs – dizia-se que o mesmo colocava uma ferradura atrás da porta. E quando perguntado se ele achava que aquilo realmente lhe trazia sorte, Bohr respondeu: “Não mas me disseram que funciona mesmo que você não acredite” (p. 108).

“O ato de bater na madeira remonta aos rivais pagãos destinados a atrair a ajuda dos benignos e poderosos deuses das arvores” (p. 114)

“Considera-se o nº 13 de má sorte porque havia 13 pessoas na ultima ceia de Cristo” (p 115).

“Com o conceito de coincidência, os acontecimentos parecem combinar de uma forma aparentemente significativa, mas que desafia as probabilidades” (p. 125)

Anagrama – US President Ronald Reagan” = Presidente Ronald Reagan dos EUA são uma anagrama de “repulsed and ignorant arse” = Bundão repulsivo ignorante (p. 127)
Psicólogo americano Stanley Milgram em 1963 invadiu a sala de um amigo para anunciar a morte de Kennedy e muitos dos alunos acharam que era parte de mais uma de suas experiências. (p. 129).

A ciência prevê que os indivíduos podem cruzar aproximadamente 5 metros de brasas sem se queimar. (p. 134)

Ver experiências de Vic Tandy e Jim Houran.
Vibração infrasom – as frequências podem fazer vibrar o globo ocular alterando a visão. (Infra-sons são ondas ou vibrações extremamente graves, com freqüências abaixo dos 16 Hz , portanto abaixo da faixa audível do ouvido humano (de 20 Hz a 22 kHz ). Embora essas ondas não possam ser ouvidas, podem ser sentidas e demonstram produzir sobre algumas pessoas uma ampla gama de efeitos, que incluem ansiedade, tristeza extrema e calafrios. O psicólogo Richard Wiseman , da Universidade de Hertfordshire, acredita que as sensações estranhas que as pessoas atribuem a fantasmas podem ser causadas por vibrações infra-sônicas.
Ondas infra-sônicas podem se propagar por longas distâncias e são menos sujeitas a perturbações ou interferências que as de freqüências mais altas. *
Infra-sons podem ser produzidos pelo vento e por alguns tipos de terremotos. * Os elefantes são capazes de emitir infra-sons que podem ser detectados a uma distância de 2 km)

Ultrassom = Alta frequência
Infrassom = baixa frequência

O som de baixa frequência também foi investigado por militares, chamado de “Temível som marrom”, porque supostamente é capaz de fazer vibrarem os intestinos, fazendo as pessoas defecarem. Esse conceito caiu em domínio publico em 2000 quando o episodio de South Park dez seus personagens infantis inadvertidamente transmitirem esse som pelo sistema de radio norte americano fazendo o país inteiro esvaziar os intestinos simultaneamente” (9. 139-140).

Os órgãos (instrumentos) de algumas catedrais são inaudíveis. Criam sensações – usam o infrassom. (p. 145).
Desde 1910 nenhum candidato eleito para a presidência dos EUA exibiu barba ou bigode.

“O ser humano ri quando se sente superior aos semelhantes. O riso tem origem no ato de mostrar os dentes, gesto relacionado ao rugido de triunfo em um duelo ancestral na selva. Por causa dessa associação animalesca e primitiva, Platão não era fã do riso”. (p. 200).
“Hitler se preocupava tanto com o uso potencial do humor que estabelecia ‘Tribunais de piadas do 3º Reich’ especiais, para punir a população de atos impróprios de humor, inclusive chamar seus cachorros pelo nome de Aldolf” (p. 202).

Nixon participou do 1º debate presidencial produzido pela TV. Richard Nixon e John F. Kennedy em setembro 1960. (p. 157).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...