quinta-feira, 29 de junho de 2023

Alfabetização da informação para a era do ChatGPT

O que os funcionários da biblioteca devem saber sobre IA generativa.

Por Carrie Smith | 25 de junho de 2023

Da esquerda para a direita) Trevor Watkins, professor e bibliotecário de extensão na George Mason University; Hannah Byrd Little, diretora de biblioteca e arquivos da The Webb School em Bell Buckle, Tennessee; Jonathan McMichael, bibliotecário de sucesso na graduação da Arizona State University; Fernando Aragon, supervisor de laboratórios de aprendizagem na Biblioteca Pública do Condado de Gwinnett (Ga.); e Kate Delaney, bibliotecária de serviços públicos do Philadelphia College of Osteopathic Medicine, discutem o ChatGPT e outras ferramentas de IA generativas na Conferência e Exposição Anual de 2023 da American Library Association em Chicago.


O ChatGPT ganhou as manchetes este ano por tornar a IA generativa - ferramentas que podem criar texto, imagens e outras mídias baseadas em algoritmos preditivos treinados em grandes conjuntos de dados de treinamento, geralmente extraídos da Internet aberta - acessíveis a milhões e para questões éticas e às vezes existenciais o uso crescente de AI aumenta. Isso simplificou o trabalho do Comitê de Principais Tendências Tecnológicas da Core: “Quando o ChatGPT explodiu em cena, sabíamos imediatamente qual era essa tendência tecnológica de ponta”, disse Kate Delaney, presidente do comitê e bibliotecária de serviços públicos do Philadelphia College of Osteopathic Medicine.

Delaney moderou o painel “As Dez Principais Tendências de Tecnologia: Bibliotecas assumem o ChatGPT” no sábado, 24 de junho, na Conferência e Exposição Anual de 2023 da American Library Association em Chicago. Quatro palestrantes de bibliotecas públicas, acadêmicas e escolares compartilharam ideias sobre o que os funcionários da biblioteca devem saber sobre a tecnologia, como ela está sendo usada e os riscos e benefícios potenciais.

“Os alunos já estão muito à frente de nós no uso de [ferramentas de IA]”, disse Hannah Byrd Little, diretora de biblioteca e arquivos da The Webb School em Bell Buckle, Tennessee. Ela contou que pediu aos alunos da sexta série que definissem uma palavra há vários anos, apenas para eles pegarem seus iPhones e perguntarem à Siri. Eles estão usando ferramentas como o ChatGPT para buscar informações e complementar o pensamento crítico em seus textos. “Eles cresceram usando IA.”

A crescente onipresença da IA ​​generativa significa que as bibliotecas arriscam a irrelevância ao ignorar essa tecnologia, disse Jonathan McMichael, bibliotecário de sucesso na graduação da Arizona State University. “Isso será uma grande parte da vida de muitos alunos e de muitos de nossos usuários” e deve ser integrado à sala de aula e a outras oportunidades de aprendizado, disse ele. “Você não pode ter uma casa sem um alicerce”, acrescentou Trevor Watkins, professor e bibliotecário de extensão da George Mason University. Ao ensinar os alunos sobre o ChatGPT e outras ferramentas generativas de IA, ele começa com os fundamentos da alfabetização informacional, que às vezes não é bem desenvolvido, especialmente entre os alunos que estão no início de seus estudos.

Para aqueles preocupados com os alunos que usam ferramentas de IA para trapacear, os membros do painel sugeriram pensar no contexto em que são usadas. “Está melhorando o pensamento crítico ou substituindo o pensamento crítico?” McMichael perguntou. “Não tenha medo de estar fazendo parte do trabalho para os alunos.” Também pode ser útil compartilhar como o ChatGPT pode responder a uma solicitação de redação em sala de aula e, em seguida, dissecar onde sua resposta funciona bem e onde falha, disse Fernando Aragon, supervisor de laboratórios de aprendizado da Biblioteca Pública do Condado de Gwinnett (Ga.).

Watkins alertou que alguns estão usando o ChatGPT como uma fonte citável e os guias de estilo estão criando formatos de citação para ele. No entanto, “se você pedir para citar uma fonte [para uma resposta que gerou], geralmente apenas inventará algo. Isso apenas criará autores que não existem”, disse Watkins. Autoridade é algo que Little enfatizou para seus alunos. “Eu realmente perfurei a cabeça dos meus filhos antes de partirem para o verão: esta é uma ferramenta, não uma fonte.”

Qualquer pessoa que use ferramentas de IA generativas, como o ChatGPT, deve saber como criar respostas para solicitações. Os participantes do painel incentivaram as pessoas a experimentar as próprias ferramentas de IA. É especialmente útil fornecer instruções às ferramentas sobre coisas nas quais você é bem versado, disse Aragon. Isso permite que você tenha uma ideia melhor de onde a tecnologia pode ter originado as coisas e também onde fica aquém. McMichael também sugeriu fazer um curso de engenharia de prompts, pois para fazer bons prompts é preciso entender como as ferramentas geram respostas. Watkins sugeriu uma “festa de escuta do Chat GPT”, onde um grupo joga com a ferramenta e tem uma discussão.

“Também fique de olho em fontes que podem não ser tão boas”, acrescentou Aragon. Verificar o YouTube e outros sites que o público em geral verificará em busca de informações também pode ajudar a mantê-lo informado sobre os tipos de informações incorretas que existem, para que você possa combatê-las.

Além de ajudar os alunos e usuários a entender e usar ferramentas generativas de IA, as bibliotecas também merecem um lugar no debate sobre considerações éticas e o futuro da tecnologia. Watkins apontou que o Congresso dos EUA realizou audiências sobre IA este ano, mas os legisladores estavam “confusos” sobre como regular o setor. Os EUA estão muito atrás da comunidade internacional em termos de regulamentação de IA, acrescentou. “Há um problema de ação coletiva aqui”, disse McMichael. Existe um incentivo individual para usar IA porque pode ajudá-lo a progredir, mas há risco para todos quando as ferramentas são mal utilizadas ou transformadas em armas. “As bibliotecas são um lugar muito bom para falar sobre essas coisas, porque há muito tempo pensamos em ações coletivas para obter informações.”


SMITH, Carrie. Information Literacy for the ChatGPT Age: what library workers should know about generative AI. American Libraries [Blog], Chicago, 25 jun. 2023. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/blogs/the-scoop/information-literacy-chatgpt/. Acesso em: 29 jun. 2023.

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