sábado, 25 de outubro de 2014

Hume em 90 minutos e Rousseau em 90 minutos

STRATHERN, Paul. Hume em 90 minutos. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. 32 p.ISBN: 978-85-378-0591-6

Hume em 90 minutos 

Século XVI,Descartes – filosofia apoiada na razão - ´pe possível negar tudo porém isso é possível negar tudo e ao mesmo tempo derrubar tudo que se está pensando “penso, logo existo”John Locke empirismo – a base da filosofia não residia na razão, mas na experiência. tudo o que sabemos é obtido, em última instância, a partir da experiência.Irlandês Berkeley – Bispo – se o conhecimento do mundo se baseia na experiência, comopodemos saber que o mundo
existe quando não o estamos percebendo? (o mundo foi, assim, reduzido a ficção).Hume 30 anos depois – nem a religião nem a ciência existem em si mesmas. São reações nossas a experiência, uma de muitas relações possíveis.Hume foi criado pelo tio. Seu pai morrei quando ele tinha 3 anos.Hume nasceu em 24 abril de 1711 em Edimburgo na Escócia.Negou a existência de tudo – solipsismo (é a concepção filosófica de que, além de nós, só existem as nossas experiências) – apenas eu existo – o mundo é parte da minha consciência.12 aos 15 anos frequentou a Universidade de Edimburgo (jovens normalmente estudavam na universidade nessa época)Largou direito para estudar filosofiaSofria depressão.Aparece no catálogo da biblioteca britânica como “David Hume, o historiador”.Conta-se que Hume saiu de Ninewells apressadamente para a França, pq uma jovem solteira do local apareceu gravida e foi humilhada na Igreja e no tribunal (igreja onde o tio de Hume era pastor) – e no tribunal revelou que o pai era Hume. Mas provavelmente essa afirmação era para proteger o verdadeiro pai.Hume foi uma das poucas figuras da época a não ter sífilis.Foi tutor do louco Marques de Anandale em St. Albans, Londres.O altruísmo teórico de Benthan e Hill – “O máximo de felicidade para o maior número possível” e influência de HUME.Em 1752 – Hume nomeado curador da biblioteca dos Advogados de Edimburgo.Um ano após ter publicado sua obra, Hume teve todos os seus livros no index de obras proibidas pela Igreja Católica. Na época era um “prêmio Nobel”.Hume comia e bebia muito e era desajeitado, mas também era agradável e brincalhão.A condessa de Bonfflers (amiga de HUME) colaborou para o encontro dele com ROUSSEAU. (Rousseau era o oposto de HUME, tanto no temperamento, quanto filosoficamente). Rousseau já beirava a loucura.Em 1769 Hume volta a Edimburgo – estava gordo.Eaterti – Jogo de palavras com litterati, “literatos”; os Eaterati, do verbo to eat, “comer”.Era amigo de Adam Smith.Hume apalpou o estomago com os dedos, e confirmou o diagnóstico dos médicos – estava com um tumor no tamanho de um ovo.Emagreceu muito rápido – muitos perguntavam se o ateu se arrependeria no leito de morte – não se arrependeu. Morreu em 25 de agosto de 1776.Para Nietzsche havia mais sentido em uma página de Hume do que em todas as obras de Hegel.Os erros da religião são perigosos; os da filosofia, apenas ridículos.” (HUME,Tratado sobre a natureza humana, Livro 1)


STRATHEM, Paul. Rousseau em 90 minutos. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2002. 40 p. ISBN: 978-85-378-0579-4

Rousseau foi contemporâneo de grandes pensadores como Kant e Hume.
O homem nasceu livre, e em todo lugar está acorrentado.” do contrato social.Quando os indivíduos se juntam para formar  uma sociedade, cada um deve comprometer-se a ceder alguma coisa; em troca, a sociedade lhes dá algo. Esse é o hipotético “contrato social”. No Discurso, mostra como os indivíduos  entregam sua liberdade em troca de proteção.
A riqueza traz poder, mas “o poder nunca deve ser grande o suficiente para seu detentor exercer a violência”. Ele afirma, especificamente, que, “no que se refere à riqueza, nenhum cidadão deve jamais ser rico o bastante para comprar outro, nem pobre o bastante para ser forçado a se vender”
Rousseau estava convencido de que um bom governo republicano requeria o suporte da religião. O cristianismo, no entanto, era inútil para esses propósitos: pode ter pregado o amor fraterno, mas, em geral, suas virtudes estavam dirigidas para os valores espirituais. Era uma religião que se preocupava em levar as pessoas para o mundo vindouro, o reino dos céus, e não em dizer a elas como fazer de suas vidas um sucesso em uma República terrena, ou mesmo como fazer da própria República um sucesso. O cristianismo, nesse caso, era pior do que inútil.
Emílio, ou Sobre a educação. Trata-se, em parte, de uma novela descrevendo como o filho de um homem rico é educado por seu preceptor.
Quando Emílio foi publicado, em 1762o arcebispo de Paris ficou indignado com as opiniões e Rousseau sobre religião. O parlamento chegou a ordenar que o arcebispo queimasse o livro em praça publica e mandou prende Rousseaui imediatamente. O marechal de Luxembourg, conseguiu uma carruagem pra Rousseau fugir pra Paris. Sua carruagem chegou a cruzar com a dos oficiais que iriam prendê-lo. Fugiu par SUIça, foi banido também e se mudou pra INGLATERRA onde fez amizade com Hume. Estava quase louco.Voltou a França secretamente e foi protegido por aristocratas poderosos. Mesmo louco produziu o livro “As confissões”Rousseau convencido de que Théresè realmente  única pessoa que não o trairia, aos 56 anos ele casou com ela. Más Théresè mais tarde se apaixona pelo inglês marques de Girardin. Mesmo assim morreu aos braços de Théresè aos 66 anos em 2 de julho de 1778. deitado na cama após um colapso (no di anterior) via o céu azul pela janela aberta e disse “o portal está aberto, e Deus espera por mim” - tentou levantar e cai nos braços de Théresè. 

x

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...