terça-feira, 22 de abril de 2014

Brasil na Feira do Livro 2014 na Suécia

Brasil na Feira do Livro 2014



Brasil será o tema principal na Feira Internacional do Livro de Gotemburgo, na Suécia de 25 a 28 de setembro de 2014. Os visitantes da feira mergulharão na literatura rica, emocionante e cultura de um país que está passando por um momento de desenvolvimento cultural e econômico promissor.



O mundo tem os olhos voltados para o Brasil, que além de sediar tanto a Copa do Mundo (2014) quanto os Jogos Olímpicos (2016) - é hoje um dos países emergentes mais bem sucedidos do mundo. Neste contexto, é particularmente interessante para destacar a cultura e literatura brasileira.


“O Brasil está explorando novas maneiras de se tornar parte do mundo - por meio de nossas ideias, tradições e nossa cultura. Assim como as pessoas desenvolvem expressões e as relações com outros países, construindo também uma imagem. Se o quadro geral apresentado é atraente, vai parecer como uma luz que seduz visitantes, investidores e sonhadores. A imagem dos valores culturais e literários, eventos históricos, a política externa e a força moral de que meu país quer mostrar-se para tomar corações e mentes dos suecos”, diz Leda Lúcia Martins Camargo, o embaixadora do Brasil para a Suécia.


Como único país de língua Português da América do Sul, a língua é uma parte importante da identidade nacional, mas a literatura é amplamente caracterizada por dinamismo e diversidade. É um país onde “grandes grupos” criados na Itália, por exemplo, Japão, Alemanha e no continente Africano onde há nada menos que 180 línguas faladas.
“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de apresentar o Brasil como o país foco adotado na Feira do Livro 2014. Ele vai estrear o continente sul-americano como tema que traz o conhecimento de autores do Brasil e da América do Sul. O Brasil está passando por uma fase muito interessante de desenvolvimento no presente. Vai ser divertido para convidar os nossos visitantes um vislumbre dessa cultura colorida e um país em transição” diz Maria Källsson, Gerente de Exposições para a Feira do Livro.


O tema brasileiro vai colocar sua marca na Feira do Livro, durante quatro dias, com muitos seminários, shows e atividades do programa no estande brasileiro. O tema certamente também será sentida ao redor de Gotemburgo, na forma de exposições, concertos e outros eventos. Feira do Livro traz o tema em 2014, em cooperação com, entre outros, a embaixada do Brasil em Estocolmo, e com uma variedade de editores.



Agradecimentos a Liza, bibliotecária na Hisingens bibliotek, na Suécia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...