sábado, 13 de dezembro de 2008

O Ponto de Mutação


O O Ponto de Mutação é um tratado científico em que o físico Fritjof Capra com uma aguda crítica ao pensamento cartesiano na Biologia, na Medicina, na Psicologia e na Economia, explica como a nossa abordagem, limitada aos problemas orgânicos, nos levou a um impasse perigoso, ao mesmo tempo em que antevê boas perspectivas para o futuro e traz uma nova visão da realidade, que envolve mudanças radicais em nossos pensamentos, percepções e valores.
Essa nova visão inclui conceitos de espaço, de tempo e de matéria, desenvolvidos pela Física subatômica; a visão de sistemas emergentes de vida, de mente, de consciência e de evolução; a correspondente abordagem holística da Saúde e da Medicina; a integração entre as abordagens ocidental e oriental da Psicologia e da Psicoterapia; uma nova estrutura conceitual para a Economia e a Tecnologia; e uma perspectiva ecológica e feminista.
Citando o I Ching – "Depois de uma época de decadência chega o ponto de mutação" – Capra argumenta que os movimentos sociais dos anos 60 e 70 representam uma nova cultura em ascensão, destinada a substituir as nossas rígidas instituições e suas tecnologias obsoletas. Ao delinear pormenorizadamente, pela primeira vez, uma nova visão da realidade, ele espera dotar os vários movimentos com uma estrutura conceitual comum, de modo a permitir que eles fluam conjuntamente para formar uma força poderosa de mudança social.
As descobertas relativas à Física Subatômica revelam essa nova compreensão. E é de se notar que os movimentos ambientais surgiram no momento em que o Homem visualizou pela primeira vez a grande massa terrestre. Naves espaciais enviaram aos terráqueos as fotos de sua Mãe "Azul".

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...